Clipping Jornal O Estado

Enfrentando o quinto ano consecutivo de seca, o Ceará inteiro sofre com os efeitos da falta d’água, principalmente nos 150 dos 184 municípios do Estado, localizados na zona rural do semiárido. Com o intuito de ajudar as famílias que sofrem diante desse contexto, o Espaço Cultural Márcia Pinheiro lança o “Água de Chuva”, projeto que mobiliza a sociedade para promover ações que busquem amenizar o impacto causado pela estiagem.

Entre os principais objetivos do projeto, estão a geração de abastecimento hídrico à população de locais com situações críticas no contexto da seca; o favorecimento à dignidade de quem vive nas pequenas comunidades rurais, o incentivo ao voluntariado e ao engajamento da população com a questão da seca; a promoção de práticas autossustentáveis a fim de obter resultados efetivos na região; e o incentivo a iniciativas de responsabilidade social.

Após estudos sobre os municípios, suas comunidades e os pontos de distribuição de fontes existentes, o “Água de Chuva” capta parceiros da iniciativa privada para desenvolver ações sustentáveis. Entre as operações de destaque, estão a viabilização de captação, armazenamento e distribuição de água através de aparelhos de sucção; construção de poços, já cavados e cedidos pelo Governo do Estado; promoção de ações sociais de conscientização e incentivo à autogestão participativa da comunidade; e o desenvolvimento de estudos de acompanhamento das comunidades beneficiadas e os impactos gerados após intervenção do projeto.

Loja no RioMar
Contando com o apoio de consagradas grifes locais, o projeto conta com uma loja exclusiva no Shopping RioMar Fortaleza para captar recursos que financiem suas ações. No local, o público pode adquirir camisas de marcas como Pena, Rio de Jas, Alix Pinho, DLT, Produção, Urb Store, TM brand, T-SHIRT IN BOX, Joiola e VidaBr. A loja fica no piso L2 do shopping e também funciona como ponto de venda de mudas de suculentas produzidas pela Associação Comunitária de Tejuçuoca (TEJUCATO), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

                      

“Os produtos comercializados, além de incentivar a economia criativa, financiarão as ações do projeto de levar água para o sertão central do Ceará, através da ativação de poços profundos cavados e inoperantes por todo o Estado, levando uma solução efetiva às comunidades rurais que hoje se encontram em condições subumanas de sobrevivência devido aos efeitos de cinco anos consecutivos de seca”, afirma Márcia Pinheiro, idealizadora do projeto.

Financiamento
Com o apoio de entidades públicas e privadas, o projeto tem como meios de financiamento a venda de produtos oficiais desenvolvidos com exclusividade e comercializados no shopping RioMar Fortaleza; doações realizadas através do site do projeto e por meio de plataformas de crowdfunding; e a organização de eventos culturais sensibilizem a população a contribuir com a causa através da arte, moda e cultura.

Projeto abre inscrições para oficinas solidárias em Fortaleza

Com o objetivo de incentivar e apoiar ações para amenizar os efeitos da Seca no Ceará, o projeto Água de Chuva promove uma série de oficinas durante o mês de janeiro. As vagas são para oficinas de bordado e papel semente. As aulas acontecem na própria loja do projeto, localizada no RioMar Fortaleza. Para se inscrever, os interessados podem ir até a loja ou se inscrever via email, com nome, CPF e confirmação do depósito efetuado na conta do projeto. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (85) 9 88140515. Toda a verba arrecadada será destinada à manutenção das ações mantidas pelo projeto.

 

 

 

Projeto Água de Chuva

projetoaguadechuva.com

@projetoaguadechuva_

/projetoaguadechuva

 

Fonte: O Estado

Link: https://www.oestadoce.com.br/

Posts Recomendados

Deixe um comentário