O Ceará tem 184 municípios, dos quais 150 estão inseridos na zona rural do semiárido, representando 86% da área territorial do estado, onde se encontra apenas 20% da população. Fatores climáticos e geológicos adversos, resultam em muitos dias sem chuva e na frequente ocorrência de seca nessa região.

Os efeitos de seis anos consecutivos de estiagem no estado colocou o Estado do Ceará em uma situação crítica ,com 23 milhões de pessoas afetadas pela fome,doenças,degradação familiar e do meio ambiente , considerando o nível de seca excepcional como o mais drástico na escala da Agência Nacional das Águas (ANA 2017).

O Resultado da seca é uma grande dificuldade de abastecimento de água para a população prejudicando a economia na produção agrícola e pecuária, gerando graves problemas de saúde e sociais como o êxodo rural e a desagregação de famílias. Enquanto processo de desertificação avança, mais de 45 municípios cearenses apresentam índice de desenvolvimento baixo, segundo o relatório de 2010 do PNUD.Após período de chuvas, a água acumulada nos pequenos reservatórios da região se esgota deixando o nível da água no estado de volume morto com a qualidade comprometida criando danos à saúde dos habitantes locais, principalmente nas crianças e idosos. As ações públicas emergenciais de envio de carro-pipa para as comunidades rurais, durante as estiagens anuais, não são suficientes para atender a necessidade da população que vive no sertão central do Ceará.O abastecimento de água para núcleos populacionais abaixo de 50 famílias (cerca de 250 pessoas) se torna economicamente inviável, devido ao elevado custo das infraestruturas hídricas necessárias, exatamente por esse motivo o projeto foi desenvolvido , para atender essas comunidades dispersas onde a população resiste diariamente aos duros efeitos da seca sem água.

JUNTOS, SOMOS CAPAZES DE MUDAR A REALIDADE VIVIDA POR MILHARES DE FAMÍLIAS QUE SOBREVIVEM NO SERTÃO NORDESTINO, PARA QUE UM DIA A MISÉRIA E A FOME NO SERTÃO SEJAM LEMBRADAS APENAS COMO UM FATO HISTÓRICO.

QUEM SOMOS

Somos uma associação de pessoas voluntárias que aclamam por justiça social, atualmente atuando em 20 comunidades no interior do Estado de Ceará em parceria com organizações locais beneficiando mais de 1000 pessoas nessa primeira etapa do projeto garantindo o direito à agua e compactuando com a resiliência do povo nordestino.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar